A nova onda de Hollywood, entre reboots e filmes de super heróis, é a geração Nerd que invade as telas gringas e se tornam sucesso por aqui através de muitos downloads ilegais materiais importados. Por um lado isso é ótimo, porque de certa forma valoriza esse grupo geralmente zoado por 10 entre 10 pessoas (sim, nerds zoam outros nerds), por outro lado geralmente acaba zoando ainda mais os nerds.
Pensando nisso é que resolvi escrever algumas verdades para separar o joio do trigo, mostrando que nem tudo que reluz é um sabre jedi. Certamente tais verdades não são incontestáveis, mas se você discordar certamente estará equivocado. Vamos a elas:
1. Nerds não falam apenas sobre coisas Nerds.
"Nós somos mais do que isso"
Nós somos um poço de cultura. Sério. Nerds lêem, e muito. Nerds pesquisam sobre os assuntos mais banais, e você pode se surpreender com o nosso vocabulário (e não será no idioma klingon, acreditem). Podemos falar sobre qualquer coisa (exceto alguns esportes, para os acéfalos não ficarem com tanta desvantagem além do porte físico duas vezes maior que o nosso), e certamente se nossa companhia não for uma pessoa completamente alienada, terá horas de conversas bem agradáveis, ao contrário do que 80%* das pessoas que assistem The Big Bang Theory pensam após assistir a série.
* Estatística meramente inventada para dar credibilidade ao texto.
2. Não gastamos rios de dinheiro com coisas Nerds.
"Apenas um sonho de consumo, e nada mais..."
Nós somos Nerds, e não milionários. Podemos ter alguns gadgets mais refinados, fato, e talvez sejamos capazes de vender nossa televisão para comprar a enésima versão remasterizada de Star Wars ou a versão estendida de O Senhor dos Anéis, mas não pensem que cagamos dinheiro por aí. Em especial se tivermos uma namorada, o que nos leva a uma próxima questão…
3. Nerds sabem como tratar uma mulher.
Em especial na cama. Sabe aqueles dedos frenéticos sobre o teclado do computador? Podemos ler o seu corpo em braile se quisermos, porque nos importamos com o prazer da parceira (e alguns possuem conhecimentos em anatomia, mas esta é apenas uma das subespécies de Nerd). Nossos presentes são ricos em significados (algumas vezes apenas em significado, vide o tópico dois) e muitas vezes sabemos surpreender como ninguém mais consegue. Sem falar que as respeitamos, ao contrário de boa parte da classe masculina que divide as mulheres em putas e parentes – primas são exceções.
4. Nós respondemos as provocações.
Exceto quando lidamos com fisiculturistas ou pessoas armadas, não nos rebaixamos quando alguém nos ofende, muito diferente do que praticamente todos os filmes vendem. Ao contrário, respondemos de uma maneira inteligente e muitas vezes nossas respostas são carregadas de ironia e comentários ácidos. Claro que sempre há a hipótese da pessoa entender nossa resposta, e nesse caso podemos usar nossas elaboradas estratégias de fuga, que planejamos durante toda nossa infância assistindo Batman.
5. Nerd é diferente de CDF.
"Peter Parker, típico emo CDF"
Um dos maiores equívocos, certamente. Nerd não necessariamente é aquele que tira as maiores notas da sala, nem aquele que ri da piada sobre a reprodução das enzimas. Nerd é aquele que gosta de determinado assunto, não necessariamente sobre física, química ou matemática. Por isso esqueça aquele papo de fazermos o seu dever de casa, não somos burro de carga de ninguém, aliás…
6. Não somos burro de carga. De ninguém.
Gostamos muito de vocês mulheres, e acreditem ou não, valorizamos vocês mais do que nossos laptops, se vocês fizerem valer por onde. Porém não seremos seus escravos. Claro que na maioria das vezes faremos o que vocês pedirem para agradar vocês, mas nunca, jamais, tentem eliminar nossos hábitos nerds ou nos fazer de estúpidos, ou vocês enfrentarão todo o lado negro da força, mais cedo ou mais tarde.
7. Não somos tímidos.
"Gostosa dá mole para Nerd, que não faz nada. Típico."
Talvez apenas no começo, mas após termos confiança para seguir em frente, somos mais desinibidos e sagazes do que alguém possa imaginar. Quando um filme ou uma série finalmente põe uma mulher na vida do Nerd (em especial se este é o protagonista) ele geralmente permanece um completo otário, sem tomar nenhuma atitude direcionada ao seu relacionamento, e quando surge um competidor, raramente ele entra em campo para brigar pela garota, algo completamente absurdo, porque afinal…
8. Nós lutamos até atingirmos nossos objetivos.
De verdade. Mesmo. Só descansamos quando conseguimos o que queremos, seja a pontuação máxima do Space Invaders ou eliminar um possível concorrente em relação às nossas garotas. O que nos faz Nerd é a nossa capacidade de explorar todas as possibilidades até esgotá-las, se assim for preciso para alcançar nossas metas. Não dormimos até conseguirmos entender como funciona o novo aparelho lançado no mercado, não descansamos até nossa namorada atingir o orgasmo, não desistimos de baixar pela qüinquagésima vez o episódio de nossa série favorita mesmo com uma conexão de merda, e se sabemos como vencer um exército de Globins com um palito de dentes,certamente foi através de muito esforço.
9. Concluindo.
Os filmes e as séries passam diversas vezes uma imagem deturpada dos Nerds, vendendo como se fosse para nós, mas na verdade é para rir de nós. Nós somos mais do que magricelos, quatro olhos, anti-sociais e encalhados. Nós somos Nerds. Oh, espere, quer dizer… Oh merda, nós somos Nerds. Shit.
0 comentários:
Postar um comentário